APRENDENDO A TER ALEGRIA EM TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS

Por Letícia Romero

Da série RECURSOS PARA UMA VIDA PIEDOSA, temos o livro Aprendendo contentamento em todas as circunstâncias de Robert D. Jones.
Li este livro onde aprendi com profundidade o que é viver em meio a tribulações e mesmo assim estar feliz com Deus. Não tenho ele disponível em PDF, mas convido vocês a comprar, o preço não passa de R$10 reais, e está disponível em muitos sites.
Mas o que fala este livro? o que podemos aprender com ele? Vou resumir o que achei importante compartilhar com vocês.

Vamos ver a vida Vitoriosa que Paulo tinha?
E era vitoriosa mesmo, não do modo que os falsos pastores ensinam hoje, mas do modo de Cristo. 

Sabemos que nem todo dia é um dia bom, tem dias que acontecem coisas ruins em nossas vidas, até por que estamos sujeitos a tudo mesmo sendo cristãos. Estamos sujeitos a doenças, acidentes, morte, perdas e temos o exemplo de Paulo que mesmo passando por todas as dificuldades tinha o contentamento em Deus.
Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.
Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.
Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.
Filipenses 4:11-13


"Contentamento é ter uma mente satisfeita  em qualquer situação, é encontrar uma satisfação íntima somente em Deus nas suas provisões para você, é experimentar paz e confiança nele nos momentos de dificuldade. É desfrutar de modo consciente de que Deus é bom, mesmo quando nossas circunstâncias não são." -  Trecho retirado do livro.


Precisamos entender que o contentamento não depende das circunstâncias que vivemos em nossa vida e Paulo viveu isso na prática.

Paulo sofreu problemas financeiros

Como vimos em Filipenses 4:11-12 Paulo recorda os tempos onde passou fome, pobreza, mas mesmo assim obtinha forças em Deus para passar por isso.
Como desconhecidos, mas sendo bem conhecidos; como morrendo, e eis que vivemos; como castigados, e não mortos;
Como contristados, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, e possuindo tudo.
2 Coríntios 6:9,10



É possível ser pobre e ainda contente? Paulo prova que sim! Em contraste com a famosa TEOLOGIA DA PROSPERIDADE que muitos falsos profetas pregam Paulo nos ensina diferente, se você está sofrendo financeiramente de qualquer forma ainda pode encontrar o contentamento em Jesus.

Em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez.
2 Coríntios 11:27

Paulo sofreu Doenças físicas 

Os problemas fisicos de Paulo não foram impedimento para que ele encontrasse contentamento em Deus, em Gl 4: 13-14 ele fala sobre uma doença grave que tinha.
E vós sabeis que primeiro vos anunciei o evangelho estando em fraqueza da carne;
E não rejeitastes, nem desprezastes isso que era uma tentação na minha carne, antes me recebestes como um anjo de Deus, como Jesus Cristo mesmo.
Gálatas 4:13,14

Paulo mesmo muito doente não deixava de se preocupar com os irmãos, Epafrodito seu amigo e cooperador tembém ficou muito doente, vemos na passagem abaixo.

Julguei, contudo, necessário mandar-vos Epafrodito, meu irmão e cooperador, e companheiro nos combates, e vosso enviado para prover às minhas necessidades.
Porquanto tinha muitas saudades de vós todos, e estava muito angustiado de que tivésseis ouvido que ele estivera doente.
E de fato esteve doente, e quase à morte; mas Deus se apiedou dele, e não somente dele, mas também de mim, para que eu não tivesse tristeza sobre tristeza.
Filipenses 2:25-27


Paulo sofreu ferimentos


Sabemos que Paulo foi chicoteado cinco vezes e fustigado com varas 3 vezes, uma vez foi apedrejado com tanta severidade que seus amigos pensaram que estava morto.

...Eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; em açoites, mais do que eles; em prisões, muito mais; em perigo de morte, muitas vezes.
Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um.
Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado...
2 Coríntios 11:23-25
Atos 14:19


Paulo sofreu Acidentes



Paulo sofreu no minimo 3 ou 4 naufrágios e foi mordido por uma cobra.
...Três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo;
Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar...
2 Coríntios 11:25,26

Paulo sofreu oposição por parte dos descrentes 

Paulo teve o contentamento apesar da perseguição e aprisionamento e até das ameaças de morte, mas sempre via em Deus seu refúgio, protetor e provedor. Em Atos 6 16:25 após ter sido espancado ainda orava e cantava hinos a Deus.
O sofrimento de Paulo nos dá uma credencial de seu apostolado.
Nenhuma destas grandes privações tiraram de Paulo sua alegria, paz e confiança em Deus.

Paulo sofreu oposição por parte dos crentes

Paulo descreve que várias vezes foi mal-entendido, rejeitado e até mesmo abandonado por seus amigos cristãos, em Filipenses 4 ele diz que todas as igrejas com exceção de 1 o esqueceu, ele lamenta em 2 Tm 1:15 "Todos da Ásia me abandonaram". 
O apóstolo sofreu abandono de vários de seus amigos próximos e rejeição em diversas igrejas. No entanto Paulo encontrou contentamento em Jesus Cristo por que sabia que não estava sozinho.

Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me
2 Timóteo 4:17

"Todo Cristão que tem enfrentado rejeição de amigos cristãos está simplesmente experimentando o mesmo sofrimento que Jesus Cristo enfrentou." -  Trecho retirado do livro.

Eis que chega a hora, e já se aproxima, em que vós sereis dispersos cada um para sua parte, e me deixareis só; mas não estou só, porque o Pai está comigo.
João 16:32

Você procura a aceitação de Deus ou das pessoas? A aceitação de quem você mais valoriza? Peça a Deus para auxilia-lo a se agarrar em sua graça e descansar em suas promessas, mesmo diante de maus tratos de outros.

Mas como Paulo conseguiu esse contentamento?

Primeiro sabemos que ele vem de Deus, não das circunstâncias "Tudo posso naquele que me fortalece" Fp 4:13, não vemos isso somente no exemplo dele, mas de José que aprendeu a ter o contentamento em Deus na prisão, Jó que sofreu tragédias horríveis e elas o conduziram para mais perto de Deus, o capítulo 11 de Hebreus honra diversos cristãos que encontraram o contentamento em meio a perseguição. Sem falar sobre nosso mestre e pastor Jesus Cristo que sofreu, escárnio, rejeição, tortura física, abandono, espancamento injusto e em meio a isso tudo ele encontrou alegria em Deus.

Sua fraqueza é a porta de entrada para a soberania de Deus, ele tem a força para te ajudar a passar pelas dificuldades.

Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.
2 Coríntios 12:10

"Conta-se a história de um pai que pediu ao seu filho para que pegasse um objeto muito pesado, muito além da capacidade do menino, o objeto não se movimentou. "Tente de novo meu filho", o garoto tentou de novo, "Filho você não está usando toda sua força". O garoto tentou mais uma vez mas o objeto não se movia ainda "Filho você ainda não está usando toda sua força" "Papai eu estou tentando" resmungou o garoto enquanto forçava o objeto, então o pai disse, "Não você não está usando todas as suas forças, você não me pediu para ajudá-lo" - Trecho retirado do livro.

Você precisa procurar Deus e pedir forças para passar pelas provações ele é a chave.

O Contentamento deve ser aprendido


O contentamento não vem como mágica, não vem flutuando do céu, não vem de uma hora para outra. O contentamento não pode ser encontrado ele deve ser aprendido.

Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.
Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.
Filipenses 4:11,12


O contentamento não vem com a conversão, não é um mistério a ser descoberto, ele deriva de um processo de crescimento cristão.
Só poderemos passar pelas provações da vida e pelas tentações de satanás se o verdadeiro evangelho controlar nossas mentes, essa é a parte da renovação da mente citada no evangelho.

E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Romanos 12:2

Passos para aprender o contentamento


1 º Conheça e creia nas verdades Bíblicas, a respeito do caráter e das promessas de Deus, você precisa conhecer quem é Deus isso inclui o conhecimento de que ele é bom apesar das más circunstâncias que você enfrenta.

E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Romanos 8:28

Todas as coisas inclui coisas boas e ruins, entendeu? Muitos "cristãos" pensam que se algo de ruim acontecer na sua vida é por que Deus está os castigando, Deus não os ama, Deus não gosta deles, por que os fazem passar por isso?

Pensa no exemplo de nossos pais, normalmente a maioria deles quer que seus filhos se deem bem na vida, tudo de bom aconteça, não fiquem doentes, não se machuquem, não tenham perdas, Deus como nosso pai quer também o melhor para nós, mas Deus como tem muito mais sabedoria que nossos pais, sabe que as dificuldades ensinam mais que as alegrias e nos deixa passar por elas, mas não sozinhos, nos ajudando. Porque infelizmente estamos inseridos em um mundo que não é nosso onde estamos sujeitos a tudo principalmente a morte de entes e a nossa, Deus não nos livrará disso, mas pode nos ajudar a passar por todas as coisas com sua paz!

Você precisa conhecer a Deus para confiar nele. Se uma pessoa não confia em você para efetuar uma tarefa que você sabe que é muito eficaz, você pensa "Se essa pessoa me conhecesse realmente não duvidaria de mim" O mesmo acontece com Deus, você não duvidaria dele se o conhecesse realmente.
Não digo aqui que confiar é achar que Deus vai te dar a cura, que tudo de bom vai acontecer, que não passará dificuldades, na verdade a maioria dos cristãos verdadeiros sabe que vai passar dificuldades por que a vida é assim! Mas tem a certeza de que Deus estará ao seu lado para te dar paz e conforto.

Você precisa se livrar das mentiras que te foram impostas na sociedade sobre a vã felicidade, pois nos ensinam a buscar contentamento em coisas (bens materiais), Pessoas (Aceitação) ou experiências (Emprego novo, viagens, etc), nem confiar em suas próprias forças.


"Um meio prático para identificar as raízes do seu contentamento é responder as perguntas abaixo:
1- O que eu creio que me faria contente?
2- O que eu necessito que aconteça para que eu fique contente?
Se suas respostas envolverem alguma mudança na circunstância, ou melhora de um relacionamento, perceba que isso agora está funcionando como sua fonte de contentamento. Se você tivesse isso você seria feliz, e se não estivesse estaria triste. Ou se você recebesse uma benção financeira ou uma cura física estaria feliz, então isso não é um contentamento baseado em Cristo, isso é um ídolo que funciona como seu Deus." Trecho retirado do livro.

Ao aprender que o contentamento não depende das circunstâncias então não precisamos procurar circunstâncias melhores que tragam conforto, identifique quais são esses deuses competitivos. Peça a Deus que te ensine a ter contentamento em meio às provações.

Ore , pense em coisas piedosas e obedeça a verdade de Deus.
Devemos aprender a viver pelo reconhecimento de que seja qual for a situação na nossa vida, ela é muito melhor do que merecemos (pois nos afastamos de Deus sempre através de nossos pecados), na realidade merecemos o juízo de Deus.

Alguém uma vez disse "Qualquer coisa deste lado é melhor que o inferno" Ajuste sua vida de acordo com essa afirmação.

Jesus nos ensina a não nos preocuparmos com as coisas terrenas, mas confiar que ele cuidará de nós, como está escrito no sermão do monte em Mateus 5,6 e 7. Isso é ter fé.


Quando pensamos em felicidade nos vem a figura de um bebê fofinho, risonho e feliz, mas sua felicidade se acaba assim que a fome vêm, quando o brinquedo que ele quer é retirado, ou seja, a felicidade dele está baseada nas circunstâncias.

A figura do contentamento pela Bíblia é essa abaixo:


"Um apóstolo idoso, desgastado pelo tempo, com fome, sentado numa masmorra e ainda cantando louvores e agradecendo a Deus por sua graça salvadora" - Trecho retirado do livro.

Tire de paulo o conforto e as facilidades e ele continuará agradecendo a Deus e encontrará alegria em Jesus, persiga ele fale mal dele e o despreze, mesmo assim ele o abençoará .

Lembre-se o contentamento é a condição de se agradar da bondade de Deus, independente de suas circunstancias é a capacidade de estar satisfeito em qualquer situação.

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
João 16:33


Nenhum comentário: