VERSÍCULOS INVENTADOS


Por Letícia Romero


Versículos e pensamentos inventados dentro meio cristão



“Uma mentira dita muitas vezes se torna uma verdade”

Esta frase não está escrita na Bíblia, mas tem uma parcela de verdade, muitas vezes ouvimos alguém falar algo e achamos que aquilo está escrito na Bíblia e temos que cumprir, mas na verdade são apenas frases repetidas durante anos que acabam se tornando “mandamentos de Deus”. O ruim é que, muitas destas frases não têm nada haver com o evangelho que Jesus pregou:




“Ai daquele que fala mal do anjo da igreja”

Este talvez seja o mais famoso versículo inventado que temos, muitas pessoas falam isso para justificar que não devemos observar as condutas e as atitudes de um pastor que no caso é denominado “anjo da igreja”. Não há nenhuma passagem na Bíblia que diz que o pastor é anjo da igreja, a única referência que temos deste termo é em apocalipse, em que se escreve ao anjo da igreja em Éfeso, Laodicéia (...), que são igrejas temporais e não era endereçada ao pastor, mas sim à igreja.

E no demais, não devemos falar mal de ninguém, nem da irmãzinha humilde e muito menos de um pastor, mas devemos sim julgar pelos seus frutos (Mateus 7), e se verificarmos que ele é um pastor fraudulento, injusto e que principalmente não prega o evangelho de cristo, devemos denunciar e nos afastar destes, por que isso sim é o que a Bíblia diz:

"Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas? Semelhantemente, toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins. A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons. Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo. Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão!
Mateus 7:15-20



Recomendo, irmãos, que tomem cuidado com aqueles que causam divisões e põem obstáculos ao ensino que vocês têm recebido. Afastem-se deles. Pois essas pessoas não estão servindo a Cristo, nosso Senhor, mas a seus próprios apetites. Mediante palavras suaves e bajulação, enganam o coração dos ingênuos.
Romanos 16:17-18



Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores. (Mateus 7:15)



(etc.)



Em que isso pode me prejudicar?

Talvez isso possa te levar para o inferno, pois você pode estar seguindo a um falso profeta por ter medo de analisar suas atitudes.





“Os músicos de Deus são levitas”

É só você entrar em algum ministério de louvor ou gravar um cd que já é denominado que você é um levita, mas não existe nenhuma passagem Bíblica que diga que os músicos são levitas. A referência que temos disso é que no antigo testamento existiam as tribos de Israel, e a única tribo que vivia dia e noite na casa de Deus, (Onde ele realmente morava), era sustentada por seus irmãos, pois não tinham o direito de ter gado, ovelhas ou terra para plantar, era a tribo de Levi, ou seja, os levitas. Os ministros de louvor dos templos não são sustentados pelo o mesmo e muito menos ficam servindo a Deus 24 horas por dia, cada um tem sua ocupação, seu trabalho e sua família. Os cantores que tem CDs gravados, usam o dom para ganhar dinheiro de onde tiram seu sustento, ou seja, trabalham, porém os levitas não podiam trabalhar.

E além do mais, nós moramos em outro continente, outra cultura, e não somos da descendência de Levi, filho de Jacó. Então alguma pessoa inventou isso a algum tempo atrás e se tornou uma “verdade” em nosso meio.



Em que isso pode me prejudicar?

Se você continuar falando que cantor é um levita isso não vai te prejudicar em nada, somente fique sabendo que não existe nenhuma relação entre um e outro.



“Esta é a casa de Deus”

Essa frase é falada o tempo todo, se você ir hoje em algum templo você irá ouvi-la, essa é a prova que o “povo perece por falta de conhecimento” e os líderes repetem isso como se fosse uma verdade, porém o templo era sim a casa de Deus no velho testamento, onde Deus morava e sua presença era visível, mas quando Jesus morreu começou a Graça, o véu do templo se rasgou a presença de Deus saiu dele e Deus passou a habitar em nós, existem versículos que provam que Deus não habita em nenhum templo:

Atos 17:24 O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;



Se Deus não habita em nenhum templo, por que as pessoas repetem tanto isso? Será que é para induzir as pessoas a irem? Ou para colocar uma culpa se algum domingo ela não for?

Deus está em todo lugar e você pode servi-lo na sua casa, no seu trabalho, 24 horas por dia, você pode ir em algum lugar para ter comunhão com seus irmãos e servir junto, porém nunca denominar o local como a casa de Deus.



Em que isso pode me prejudicar?

Apenas em “taxar” alguém por não estar freqüentando um templo como “desviado”, desviada é aquela pessoa que volta para o mundo, mas aquele que acha e se sente melhor fazendo cultos em casa, não há nada na Bíblia que o impeça de fazer isso.





“Se você não for fiel a Deus ele não será fiel com você”

Esta mentira eu ouvi um pastor muito famoso dizer diante de mais de mil pessoas, e ainda ouvi glorificações. No caso o ser fiel a Deus significa dar dinheiro para o templo, isso na concepção deles, por que na verdade a fidelidade com Deus é cumprir seus mandamentos, porém a pessoa que falou esta frase coloca uma característica em Deus de ser vingativo, no caso parece que este Deus que eles servem, que não é o meu, paga o mal com o mal.

Se Deus deixasse de abençoar as pessoas por não darem dinheiro ao templo, não existiria ímpios prósperos e ricos. Isso é uma arma pisicológica para que as pessoas se sintam culpadas e ameaçadas por não darem dinheiro a eles.

Saiba que as bênçãos de Deus são de Graça e você não precisa fazer nada para alcançá-las apenas seguir seus mandamentos.
E outra, Deus não nos deve nada! Ele já deu seu filho para te livrar da condenação da morte, se você viver sem nenhum bem material já deveria ser grato a ele por ter salvado sua alma!



Em que isso pode me prejudicar?

Este pensamento coloca culpa em seu coração toda vez que um irmão é “abençoado” e você não, e isso te afasta de Deus, pois você acaba ficando entristecido com Ele por "não ser fiel a você". Deus abençoa quem quer na hora que ele quer, não precisa você dar dinheiro para ser abençoado, se não todo dizimista seria próspero, mas não é isso o que acontece.





“Se você sair do templo sem a benção do pastor uma maldição cairá sobre a sua vida”

Outra mentira que não tem nenhum respaldo Bíblico é que o pastor tem o poder de amaldiçoar sua vida, isso são apenas resquícios trazidos da igreja católica, onde o papa era inquestionável e sempre certo, este mesmo pensamento permeia no meio protestante, onde o pastor é intocável.

Se você não está feliz com sua liderança ou quer mudar de templo, você tem que passar pelo crivo do pastor, por que se você sair sem falar nada, você está em rebeldia, e ele tem que te abençoar ao sair, se isso não acontecer uma maldição cairá sobre você e Deus sairá da sua vida.

Este é o pensamento imposto em muita gente, e o diabo se aproveita destas coisas. Não aprovo ir para o mundo e se desviar do caminho de Jesus, porém se alguém quer mudar de templo ou apenas servir a Deus fazendo cultos em casa, que mal tem nisso? Mas muitas pessoas não o fazem por terem medo do pastor não aprovar sua saída e ficar amaldiçoado.

Posso dizer que este pensamento é mentira, por experiência própria, você acha que Deus seria vingativo a este ponto? Se ele mesmo te dá o livre arbítrio para escolher.



Em que isso pode me prejudicar?

A única maldição que cairá sobre a sua vida é se você for para o inferno, Deus nos livra do mal só em pedirmos em oração, você pode estar engessado por estar com medo, saiba que Deus nos chama para a paz.





“Se está com Deus tem que ter a vida boa materialmente e não ter doenças”

Esta é a base de toda doutrina que aceita a teoria da prosperidade, muitas igrejas tem este pensamento, se você ficar doente ou com alguma dificuldade na vida, significa que Deus não está mais nela. Mas a Bíblia não mostra isso em nenhum momento.

Vejo muitos pastores pregando que nós temos que ter o melhor desta terra (ver estudo: Queremos o melhor desta terra), porém se servir a Deus é sempre está bem, Paulo devia não ter entendido isso muito bem, pois vivia dificuldades, sem bens materiais, foi apedrejado, sofreu naufrágio, foi mordido por uma cobra, ficou na prisão, a vida dele se tornou difícil depois que aceitou a Jesus, se você tivesse uma vida dessas valeria a pena continuar servindo?



Em que isso pode me prejudicar?

Apenas servir a outro deus que não é o Bíblico e descobrir no Juízo final quais eram as prioridades que você deveria ter seguido, que não é ficar bem materialmente.





“Somente se tem comunhão dentro dos templos”

A primeira coisa, a saber, é o significado da palavra comunhão:

“União na mesma fé; comunhão dos fiéis; União no mesmo estado de espírito; estar em comunhão de idéias com outrem.”

Na igreja primitiva não existia a religião católica e muito menos a evangélica, eles só seguiam o evangelho de Cristo, todos eles se reuniam em casas, e compartilhavam do mesmo pensamento e da mesma fé, dividiam seus bens e todos eram bem sucedidos.

Comunhão para você é ver o irmão todo domingo, cantar com ele no grupo, e dizer: “eu te amo irmão”, quando o pastor manda olhar para o lado e dizer isso? Porém a comunhão vai muito mais além disso, é ver como irmão está, ajudar em suas necessidades, visitar ele, entendê-lo...etc.

Você acha que só podemos ter comunhão nos templos? Claro, não nego que é bem mais fácil instituir um lugar onde todos se encontram, porém a religião tem mais nos afastado de Deus do que nos unido a ele.

Jesus nos chamou para simplicidade, ler entender e praticar, hoje há muitas conjecturas, apresentam-nos um Deus vingativo que vai estar a espreita se você não der dinheiro ou não comparecer ao ensaio, e consequentemente sua vida pode começar a dar errado, entre outras coisas erradas que são nos ensinadas.


Existem muitas pessoas que se sentem desviadas por que não frequentam um templo, ou por que não conseguem achar uma igreja que pregue a verdade do evangelho, e erroneamente acham que estão no mundo, porém eu posso te trazer as boas novas, Deus é onipresente, ele este em todo lugar e você pode servi-lo, seguir seus mandamentos para onde você for e ter Jesus como seu pastor, você acha isso difícil? E Se todas as igrejas fossem fechadas? Você não conseguiria servir a Deus? E se seu pastor fosse morto em uma perseguição? Saiba que no juízo final não vai ter nenhum pastor para te apoiar, é cada um por si.


Jesus disse: “Onde estiverem 2 ou 3 reunidos em meu nome, ali estarei com eles” Tem presença melhor que essa? Se você e seu familiar quiser servir a Deus e seguir aos seus mandamentos, saiba que estará salvo, a igreja não salva, Jesus sim. E Deus pode te mostrar pessoas para que você divida suas experiências e pregue a verdade de Jesus, isso é comunhão.

Não se prenda a Legalismo como os judeus, Jesus nos chamou para liberdade, “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.”



Em que isso pode me prejudicar?

Repetir as regras impostas por algum homem e taxar quem não segue a risca de herege ou desviado é ser extremista e preconceituoso. Primeiro analise para depois tirar suas conclusões, existem seitas que começaram a partir do momento que deixaram os templos, mas isso não é uma regra geral.



“Nunca vá contra a uma autoridade espiritual”


“E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus. Nem queirais ser chamados guias; porque um só é o vosso guia, que é o Cristo, mas o maior dentre vós há de ser vosso servo, qualquer, pois, que a si mesmo se exaltar, será humilhado; e qualquer que a si mesmo se humilhar, será exaltado.” Mateus 23:09-12.

Bem só esse versículo já explica muita coisa, será que Jesus estava se contradizendo quando disse isso? Será que ele não sabia que os profetas de Deus são superiores e intocáveis, será que ele não sabia que precisa existir uma hierarquia dentro dos templos e sempre alguém tem que ser o maior.


É ai que nós vemos as daninhas da religião, que separa as pessoas que deveriam ser uma iguais as outras, essa é uma herança herdada do catolicismo, Nunca Jesus separou as pessoas em posições.


Paulo fala em At 6:1-7 sobre os deveres dos diáconos e presbíteros, essas pessoas são as que têm o chamado para pregar e cuidar das pessoas, no caso, servir as pessoas, hoje é ao contrário, quem se diz líder é servido pelas ovelhas. Essas pessoas eram separadas pelos seus dons, uns eram chamados para pregar, profetizar, cada um com seu valor contribuindo para o reino de Deus.


Mas não existiam líderes nas igrejas primitivas? Sim, existiam , mas eles mais serviam do que lideravam, estavam de um lado para o outro ajudando famílias, pregando a simplicidade do evangelho.
 


Em que isso pode me prejudicar?

Não existe um versículo que nos prove que não podemos ir contra um líder se ele estiver fora dos padrões Bíblicos, ao contrário, Deus nos manda afastarmos deles, falsos profetas.


9 comentários:

Leniélia disse...

achei ótimo!!!

Anônimo disse...

Maravilhoso!!! As máscaras tem que cair!!!
Continuem assim.

Rogerio Lázaro
Rio de Janeiro

Wilson Moreira + Fé disse...

ISTO ME AJUDOU MUITO, POIS MEU PASTOR DISSE QUE NÃO VAI ATRAS DE DESVIADO, FIQUEI DOENTE NINGUEM SEQUER ME PERGUNTOU O QUE ESTAVA ACONTECENDO! MUITOS PASTORES DEVERIAM ESTUDAR E ENTENDER MAIS A BIBLIA!! OBRIGADO!!

Agnaldo Mendes disse...

Fiquei muito feliz com esse estudo ou abrir de olhos, tenho os mesmos pensamentos nos não podemos aceitar erros sendo emplantado pelo o diabo ou por pessoas que se promove como sendo sabias, temos sim é de confrontar.Eu não abaixo a minha cabeça para essas coisas eu vivo Cristo e meu alvo e espalhar a verdade não essas ditas nesses templos gigantes mais sim a verdade de Jesus ressurreto. E te deixo a paz de Jesus o nazireu

Questione e Descubra disse...

Muito Obrigada Irmãos, qualquer sujestão ou crítica estamos à disposição.!!

Anônimo disse...

"Saiba que as bênçãos de Deus são de Graça e você não precisa fazer nada para alcançá-las apenas seguir seus mandamentos."

Elas são de Graça ou tenho que seguir os Mandamentos?
DECIDA!

Marcos disse...

As bênçãos de Deus são de graça, depende única e exclusivamente d'Ele, da nossa parte basta crer.

Somente as Escrituras disse...

Muito bom , é que hoje em dia é tanta cegueira , tanta heresia , que as pessoas realmente acreditam que estão certas em servir esse deus que elas propiás criaram em suas mentes ! é triste ver quantas pessoas seguem esses falsos profetas! "e ai se falar deles !!" . Já estive infiltrada nessas heresias , mas graças a Deus ELE me libertou , foi difícil no começo , quando meus olhos começaram a realmente enxergar a verdade , fiquei muito revoltada em ver , como fui enganada achando que estava agradando a Deus com praticas judaizantes e heresias , que não tem nada a ver com o verdadeiro evangelho, é de se revoltar em ver esses hipócritas , falando em nome de Jesus e levando gente cada vez mais para o inferno . E que cai justiça do céu , e que o nosso Senhor Jesus volte logo e vem Senhor Jesus!. Que ele seja louvado .

valesca de freitas disse...

cada vez fico mais maravilhada com a boa vontade de algumas pessoas de ajudar ao próximo tantas duvidas,e agora encontrei respostas em tantas e tantas duvidas muito mas muito obrigado
mesmo não me canso de PARTICIPAR DESSES ESTUDOS AMÉM.