O QUE DEUS ODEIA E O QUE DEUS ABOMINA!



Por Letícia Romero


Antes de começamos a ler este artigo, quero que você medite em todo o tempo que está convertido. Lembre-se do dia em que aceitou a Jesus, ou se você já nasceu no lar cristão, o momento em que desejou realmente a Jesus até hoje. Deste momento até hoje seu relacionamento com Deus tem crescido, está estagnado, ou nunca cresceu? 


Mas, como saber se meu relacionamento com Deus cresceu? Bem, segundo a religião, seu relacionamento com Deus cresce a partir do momento em que você dedica boa parte do seu tempo, do seu dinheiro e da sua vida no que eles chamam de “obra de Deus” e que Deus ficará muito feliz se ver que você participa de ensaios, congressos, ministérios, anda por todos os lados pregando o evangelho, etc.

Ai surge uma pergunta: você tem feito o que a religião te pede para fazer e seu relacionamento com Deus anda mais íntimo? Esta é uma análise que deve ser feita pelo leitor, não sou eu que dou as respostas do seu relacionamento com Deus, quem dá é você.

Muita gente confunde que se as pessoas estão sendo abençoadas financeiramente, espiritualmente e materialmente quer dizer que elas têm intimidade com Deus, de acordo com a Bíblia as bênçãos de Deus não estão relacionadas com intimidade com Ele, você pode fazer maravilhas, ter carro do ano, ser batizado, profetizar, ter revelações e mesmo assim não ter nenhuma intimidade e não conhecer a Deus:

“Muitos me dirão naquele dia: 'Senhor, Senhor, não profetizamos
em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos
muitos milagres?' Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci.
Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal!"
    Mateus 7:22-23

Se todo o esforço que você tem feito não te deixa mais próximo então tudo o que você faz é em vão? Não necessariamente, porém a única coisa que pode te deixar mais perto de Deus é ler os mandamentos dele e CUMPRIR. Você pode parecer ser um cristão formidável aos olhos das pessoas, um verdadeiro homem de Deus e ter dons e maravilhas, mas tambem pode ser mal caráter, um marido ruim, um falso amigo, fofoqueiro e mesmo assim as maravilhas de Deus se manifestar em sua vida, sem você estar salvo. O que quero dizer que o importante é o que está por dentro.

Dentre todos os mandamentos divinos que temos que cumprir para entrar no reino de Deus, vou separar um versículo apenas e vamos analisar juntos, se você se diz cristão, vai ao templo, aos ensaios, aos congressos, tem bençãos na sua vida, e não cumpre nada ou pouca coisa do que está neste versículo, posso dizer que  você não conhece e não tem intimidade com Deus, por que isso é o que determina quem é ou não é um verdadeiro cristão.



"Estas seis coisas o SENHOR odeia, e a sétima a sua alma abomina: Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos." Provérbios 6:16-19



Analisando este versículo, vemos que existem 6 coisas que o nosso Deus Odeia, se ele odeia não devemos praticar de jeito nenhum e nos policiar constantemente para que isso não aconteça:



O QUE DEUS ODEIA



1° Olhos Altivos - Olhos altivos são olhos elevados, altos, arrogantes, orgulhosos e presunçosos. Quem nunca conheceu aquele “crente” que se acha melhor do que os outros, que canta melhor, que prega melhor, que se não for ele na liderança as coisas não funcionam, que não tem humildade para ajudar e ensinar, que vê a necessidade dos outros e não se compadece. Bem este irmão por mais que seja sábio e eloqüente não alcançará a excelência de ter um relacionamento íntimo com Deus, pois Ele odeia Olhos altivos. Por mais que para você pareça que essa pessoa é um homem ou uma mulher de Deus. (Provérbios 8:12-13)

2° Língua Mentirosa – Quem nunca mentiu? Todos nós, a sociedade nos faz mentir o tempo todo, no trabalho, na escola, porém quem quer chegar mais perto de Deus tem que se policiar nisso, pequenas e grandes mentiras nos afastam de Deus, mentir sobre horário, mentir sobre onde está, mentir sobre se já fez o relatório ou não...

“Que sua palavra seja sim, sim, Não, não, o que passar disso é de procedência maligna. (Mt. 5:37)

(Salmo 7:12-16) (Provérbios 13:5).

            3° Mãos que derramam sangue inocente - É estranho ver que Deus nivela todos estes pecados em um só, um assassino gera o mesmo sentimento em Deus que um mentiroso.

            4° O coração que maquina sentimentos perversos – Esta seria uma pessoa que quer prejudicar os outros, não somente aquela que planeja a morte, seqüestro, mas aquelas que “pisam” em outras pessoas para conseguirem o que querem, profissionalmente, na família ou até no templo. Alguém que planta sementes de maldade para que o outro se dê mal e fica feliz com a derrota alheia. Você conhece alguém assim?

            5° Pés que se apressam a correr para o mal – São as pessoas que fazem maldades, e que gostam de se prejudicar e aos outros, como por exemplo sabe que fumar mata, mas continuam neste vício, (traz o mal para sua própria vida), ou fazem maldades a troco de nada, sem compaixão nem amor, fazendo injustiças, desprezando, ou matando.

(Salmo 34:16) (Provérbios 1:15-16).

            6° Testemunha falsa que profere mentiras – Chegamos na última coisa  que Deus odeia, esta pessoa é aquela que não fez nada porém fica do lado de quem fez a injustiça, Ou seja, sabe quem está certo, mas mesmo assim prefere ficar ao lado da pessoa que fez o mal, por ser amigo, parente, chefe, ou ter algum cargo superior, a troco da sua inocência. Isso muitas vezes acontece nas grandes corporações e nas pequenas também, e infelizmente nos templos vemos isso acontecer também, as pessoas sabem que foi uma injustiça, porém não querem se indispor com a liderança.

Parece que Deus odeia quem faz estas coisas.







O QUE DEUS ABOMINA



            Dentre todas estas coisas existe uma que Deus ABOMINA, para enfatizar mais, entre o mentiroso, o assasino, o estrupador, o viciado, o orgulhoso existe uma coisa que se você fizer é pior do que todos estes pecados, pois se torna abominação para Deus. Não estou exagerando, é a Bíblia quem diz isso, esse pecado deve estar em algum nível que faz com que Deus o considere abominação à frente dos outros.



7° O que semeia contenda entre irmãos - Parece ser uma coisa simples, por que Deus fica tão bravo com as pessoas que fazem isso? Essas são aquelas pessoas que vê que você já está aborrecido com alguém e “coloca mais lenha na fogueira”, ou seja, fazem questão de te induzir, não gostar daquela pessoa ou ficar com mais raiva, ao invés de ele apartar a briga inventa mais fofocas para que você fique contra ele, querendo que o “circo pegue fogo” sendo o acusado certo ou não (Provérbios 26:20).

"O que ama a contenda ama o pecado; o que faz alta a sua porta facilita a própria queda." Provérbios 17:19



            Jesus em todo seu ministério nunca pediu sacrifícios, ele sempre pediu obediência, e é isso que nos leva para mais perto dele, como dizer que servimos a um Deus se não fazemos o que ele manda? Apenas estamos perdendo nosso tempo, pois vamos para o mesmo lugar que todos os pecadores se não mudar-mos nossas vidas e cumprir-mos seus mandamentos.

           




Nenhum comentário: